Empresa: Campinanda


Caracol Fanzine: Qual a data da fundação da Campinanda?
Campinanda: 1988.

CF: Quantos colaboradores têm na empresa?
C: 17.

CF: Onde se situa?
C: Sede em Leça; filiais: Maia, Alcabideche e Viseu.

CF: O logotipo é um caracol. Qual a razão desta escolha?
C: Aquando a fundação, um jovem de seu nome Nelson, de nacionalidade brasileira, a passar no Porto uma temporada na Pousada de Juventude, sabendo nós que era um designer, pedimos-lhe que elaborasse um logo atractivo para esta Empresa. Apresentou-nos 4 propostas e esta venceu. Porquê? Porque o caracol como o caravanismo, andamos com a casa às costas. A partir de 2007, necessitamos de remodelar a nossa imagem e o nosso conceito de vida, passando a dar velocidade ao nosso logo, dar um pouco de alegria, e um conceito de “ Campinanda-Vida Completa ”, porque a Campinanda deseja veementemente completar a vida dos Portugueses proporcionando Férias em Turismo de Ar Livre, para todos… como nós dizemos colocar as “ Famílias Portuguesas a serem mais Felizes, vestindo-as de verde, praticando o caravanismo ”.

CF: A vossa sede tem uma exposição permanente de caracóis. Têm estimativa de quantos objectos estão expostos?
C: Uns 500.

CF: Como e quando surgiu a ideia de coleccionar caracóis?
C: Após surgir o logo, eu pessoalmente iniciei a juntar e coleccionar caracóis. Ao fim de 10 anos de ter uma “ invejável ” colecção, pensei que seria mais útil partilha-la na nossa Empresa, e na sede criarmos para o efeito o “ Museu do Caracol ”.

CF: Qual o caracol que mais gostam e porquê?
C: São tantos… mas os mais simples, os de ferro são os mais bonitos, um é-me muito especial, pela poesia que possui: o caracol “ Pessoa ” que personifica Fernando Pessoa.

CF: Quais são as funções da Campinanda?
C: A Campinanda-Vida Completa importa para Portugal, marcas em regime de exclusividade, caravanas, autovivendas e autocaravanas que comercializa através da sua sede e filiais.

CF: Quais são as marcas que representam?
C: As marcas são: CARAVELAIR, CHALLLENGER e EURAMOBIL.

CF: O que tem mais procura? As autocaravanas ou as caravanas?
C: As caravanas pelas imensas particularidades que têm são mais procuradas que as autocaravanas, embora ambas com uma procura crescente, dado que as Férias em Turismo de Ar Livre são uma componente indispensável para umas férias em liberdade.

CF: De que forma a Campinanda tem evoluído ao longo destes anos?
C: A Campinanda-Vida Completa, graças aos seus estimados Clientes, Fornecedores e Amigos, é uma referência no sector, começou de uma estrutura com um colaborador e hoje tem um volume de negócios a rondar os 6 milhões de euros. A mais-valia da nossa estrutura é os clientes satisfeitos que recomendam outros clientes, e a certificação de qualidade atribuída pela SGS com a ISO 9001, sendo a única Empresa do ramo com esta prestigiada certificação.

CF: Quais as perspectivas para o futuro?
C: O futuro é ambicioso, temos uma estratégia de Gestão com base no método de Balanced Scorcared, onde valorizamos todo o sucesso da Empresa pela qualidade do serviço e pelo capital Humano que dispomos que é indissociável dos êxitos cumulados e crescentes.

CF: Numa frase, qual seria o vosso lema?
C: Pretendemos “ Ser Fornecedor de Sonhos de Qualidade em Turismo de Ar Livre para uma Vida Completa ” que nos levará a “ líderes com alma ”.

1 comment:

Anonymous said...

Olá Jorge curti desta entrevista.
É interessante saber que mais pessoas partilham do mesmo objecto no colecionismo.
Um abraço.