A Casa Amarela

Era uma vez a história da casinha amarela... podia começar por vos falar de príncipes e de princesas, de guerreiros ou de castelos encantados e de dragões. Mas, não! Não é disto que vos vou falar, nem tão pouco esta história termina com "felizes para sempre".
Esta história de encantar fala-nos de 40 caracóis. Pois é! 40, nem mais! E para teres uma ideia o mais novo destes caracóis, é uma menina e tem 60 anos de idade. Mas a menina caracol mais brincalhona tem 90 anos! Podes estar surpreendido/a, mas para brincar não há idade! Esta, é também uma história de trabalho, de conquista e de amizade, tenho a certeza que ias perceber isto, se vivesses na casinha Amarela. Com a idade a concha que cada um de nós carrega, faz-se pesada e é cada vez mais difícel de aguentar os músculos, às vezes é mesmo necessária uma bengala, os olhos também vêem pior e são precisos óculos. O frio está sempre á espreita e é preciso agasalho! Os músculos enferrujam. Mas para brincar a única coisa necessária é ter um espírito jovem e claro, ter amigos! Já reparas-te que há meninos que nunca brincam? Eu sim, já conheci muitos meninos tristes e zangados. Mas a casa Amarela é mágica e todos os caracóis que lá vivem gostam de brincar, partilhar, sorrir e ajudar-se uns aos outros a empurrar a carapaça e a idade! Porque a idade pesa, sabiam?
Cada um de nós é como um caracol, não sei se já tinhas pensado nisso! Mas nós também transportamos coisas! Transportamos as nossas recordações, as emoções, e no coração, os amigos e a família. Essas coisas que transportamos são como que a nossa casa emocional, que dá sentido à nossa vida, dá-nos conforto. E podemos partilhar essas ideias, sonhos, emoções e memórias com os nossos amigos. Ora é exactamente isso que os caracóis que vivem na casa amarela fazem, não é maravilhoso!? As casas servem para abrigar, para guardar, mas também para receber os nossos amigos, já tinhas pensado nisso?
Ora os meninos e as meninas caracóis que vivem na Casa Amarela, são muito trabalhadores e criativos, fazem coisas lindas com todo o material que foram armazenando ao longo da vida, e com isso fazem festas, dançam, fazem histórias e vão de casa em casa, partilhar estas alegrias com outros caracóis. E é por isso que se tornaram heróis da amizade, e vão treinando os músculos e a amizade... e assim, cada casinha anda em festa e se torna mais levezinha!

Até à próxima, e não te esqueças de cuidar da tua Casa Amarela!

Texto: Ana Paula Cordeiro e Mariana Selva
Ilustração: António Cunha

No comments: