Caracóis e Caracolitos

Jorge Costa, o coleccionador de 37 anos, adoptou o nome Caracol quando, no ano 2000, começou a coleccionar todo o tipo de caracóis decorativos e reais. Tudo começou com um ovo de chocolate que trazia um caracol de brinde. Montou-o e colocou-o no vidro do carro passando a transportá-lo consigo. Passado algum tempo, descobriu um peluche enorme em forma de caracol. Associou-o ao primeiro e passou a andar com dois caracóis no carro – o segundo, tão grande, que ocupava os lugares traseiros.

A paixão cresceu e transformou-se em amor aos caracóis. Apreciando cada vez mais o carácter dos bichinhos lentos e amistosos, teve a ideia de organizar uma colecção, hoje composta por mais de 600 exemplares (em vários objectos) e por isso impossível de transportar consigo, no dia-a-dia, como fazia com os primeiros.

Em 2004, fundou o Clube do Caracol e criou a revista Caracol fanzine direccionada para o público infantil onde publica lendas e cantilenas, desenhos para colorir, e divulgar iniciativas tendo sempre o caracol como tema central. Existem até já histórias escritas, adaptadas a teatro de fantoches. Como complemento à revista, que ajuda instituições de apoio a crianças, criou o blog (http://caracolzine.blogspot.com). «Gosto muito de trabalhar com as crianças e uso o caracol para ateliês de pasta de moldar», diz o mentor da ideia que ganha a vida como segurança privado.

A exposição itinerante de pintura intitulada Um caracol, e que inclui trabalhos de vários artistas, viajará por vários pontos de Portugal. A próxima corrida será em Abril, na biblioteca de Lourosa, ainda sem data marcada. É aconselhável as crianças levarem os próprios caracóis, embora disponha de cerca de 40 para emprestar a quem ainda não tenha adoptado este animal de estimação. «Normalmente, não guardo muitos caracóis vivos em casa. Prefiro que andem à vontade. Só juntei alguns por causa das corridas», explica. «Todos os que participam nas corridas e actividades ou que façam uma peça para a colecção, integram automaticamente o club.» Assim sendo, existem à volta de 200 membros participantes. Não é um clube em que se pague uma quota ou que esteja organizado como tal. Funciona por adesão de quem se vai interessando pela vida de um caracol.

Caracóis Corredores
São cerca de 40 caracóis vivos disponíveis para as corridas na pista com dois círculos de diferentes diâmetros. Aquele que chegar primeiro ao círculo maior ganha a corrida.

Artes Decorativas
De madeira, cortiça, metal, cerâmica, vime, telha, esponja, tecidos. Todo o tipo de caracóis, realizados em diferentes técnicas, são comprados em feiras de artesanato para integrar a colecção.

03.04.08
Revista Visão
Texto: Helena Osório - Revista Visão
Fotos: Anabela Rosas Trindade – Revista Visão

No comments: