Exposição "Um caracol, vários artistas" - Castelo de Paiva

Mariana Selva " Diversidade, tempo e relatividade "

Exposição Colectiva de Pintura

Trabalhos de: Ana Salvador (Anadia), Conceição Amorim (Espinho), Daniela Costa (Espinho), Ernesto Silva (Setúbal), João Fidalgo (Cinfães), João Rodrigues (Santa Maria da Feira), Luzia Teixeira (Guimarães), Mariana Selva (Castelo de Paiva), Rosa Silva (Lourosa), Raquel Teixeira (Guimarães) e Sónia Teixeira (Cinfães).

Local: Game Club - Castelo de Paiva

Data: 07 de Março até 30 de Abril de 2008

Horário: 13h00 > 02h00 ( 2ª a Domingo )

Org: Clube do Caracol

A Exposição " Um caracol, vários artistas " tem como objectivo levar a arte até às pessoas.

O Clube foi à procura de espaços alternativos e encontrou no Game Club, o local ideal para mais uma exposição. O espaço é amplo, bem localizado (no centro da vila) e com um óptimo ambiente.

Dando sequência ao destaque dos artistas, pedimos a vossa atenção para a apresentação na 1ª pessoa de Mariana Selva.
A Expressão e a Arte

Desde muito pequena me fascinou a expressão.
Expressar!
Expressar sempre.
A expressão contra a mudez; contra o vazio impenetrável que nos afasta e nos paralisa; contra tudo o que nas palavras é vão supérfluo e efémero, ainda.
A expressão como ponte entre nós e os outros, como balance de toque.
A expressão como carícia.
Nasceu assim a minha paixão pelo desenho: o desenho enquanto forma privilegiada de comunicação. O rosto como forma vinculativa que se acentua de emoção; como reflexo em nós, entre nós e os outros, do mundo.
Os meus primeiros desenhos foram formas de testar habilidades e logo quis, com eles, falar; eram asas e diziam e cantavam ao dispersarem-se no horizonte por entre rastros de magia; eram gestos de amor, carícias… e agora, é ao mundo inteiro que quero falar.
Mariana Selva

Chamo-me Mariana Selva, nasci a 7/3/79 e sou natural de São Paio de Oleiros.
Resido em Serradêlo, actualmente. Vivi em 1 ano em Lamego como militar, 2 anos no Porto, 6 anos em Braga onde completei a licenciatura em psicologia clínica, 1 ano inteiro a viajar pelo mundo, em especial pela Europa: vivi 2 meses em Londres e 3 meses na Irlanda. Actualmente, estudo Artes-Plásticas em Tomar.

Sempre me interessei pela expressão e pela criatividade/desconstrução da realidade. Sou incapaz de viver com os dois pés na terra, e prefiro passar fome, do que ser privada de criar, de falar, sentir, expressar, reinventar… fujo como posso ao quotidiano, na avioneta da loucura. Esteja onde estiver, em quaisquer condições, invento, dá-me gozo criar alternativas, sou uma optimista. A vida para mim é um perigoso equilíbrio entre a inexistência e o sonho. Sem sonho a realidade não faz o mínimo sentido. Sou um extraterrestre em todos os contextos de que algum dia fiz parte.

Sou atlética e aprecio o desporto e a aventura. Gosto de ser flexível, e por isso faço desporto e leio regularmente; o cérebro é o músculo que exercito mais, apesar de tudo.
Vivo só desde os 17 anos, e os amigos são a minha vida; tenho poucos, mas devo-lhes muito.

O desenho fez parte das minhas explorações desde sempre (A escrita também.). Quando cresci, fascinava-me o realismo, e dentro deste, por excelência, o rosto. Pinto retratos por encomenda desde a adolescência. Para além disso, e mais recentemente, tive propostas para decorar casas, fazer painéis, decoração e organização de álbuns, pintar muros, fazer jardins… tudo o que está ligado à criação/construção fascina-me!

Exposições:
De 18 e 19 Agosto 2007 - Feira Coleccionismo, em Pedorido
De 03 a 22 de Setembro de 2007 – Exposição na biblioteca de Lourosa
De 1 a 9 Outubro de 2007 - Exposição Companhia girassol
De 9 a 27 de Outubro de 2007 – Exposição na Câmara Municipal de Castelo de Paiva “A Expressão e a Arte”
De 9 a 26 de Fevereiro de 2008 – Exposição na Vila da Feira "Um caracol, vários artistas"

No comments: