
Jorge Costa, artista plástico e coleccionador, destaca-se no panorama cultural com um estilo inovador, tanto no tema, como na forma em que chega às pessoas.
A paixão pelo Caracol surgiu no ano 2000 e desde então, já tem mais de 600 objectos referentes ao Caracol.
E na diversidade da sua colecção, tem quadros, candeeiros, tapetes, toalhas, peluches, peças em cerâmica, telhas, bambu, tecido, porcelana, estanho, resina, cartão, vidro, espuma, e muito mais. Fazendo parte da decoração da sua casa, e outros arrumados sempre a espera da próxima exposição, com o objectivo de "partilhar esta paixão com as pessoas. Fazer novas amizades e transmitir uma mensagem de paz, partilha e amor ao próximo", escreve Jorge Costa.
Actualmente, já investiu mais de 5 mil euros, onde um dos exemplares custou 175 euros, uma peça em estanho trabalhada a mão.
Fundou o Clube o Caracol em 2004 com o objectivo de sensibilizar as pessoas para a beleza do caracol e desde então, exteriorizou a sua colecção em várias exposições, no mundo virtual em www.caracolzine.blogspot.com , onde escreve, colocando as fotografias do seu percurso e das peças sobre o Caracol.
Em 2007, lançou a revista "Caracol Fanzine", para "divulgar a beleza do caracol, o mundo das artes, o artesanato, a música, literatura, ajudar instituições de apoio a crianças" confessa Jorge Costa. Onde publica diversas áreas que de alguma forma estejam relacionadas com o caracol e educativas, incluindo dicas ecológicas, desenhos para colorir, entrevistas e artigos sobre as suas exposições.
Tentando divulgar a fanzine além fronteira e criar novos ateliers, tem em curso um projecto para interagir em países como o Peru e Angola.
Nas exposições, interage de diversas formas com o público, incentivando-o a criar peças em pasta de modelar, a observar caracóis vivos e em vez do tradicional livro de visitas, disponibilizou um outro para cada visitante desenhar um caracol da sua autoria.
Como artista plástico, o Jorge também desenha e pinta, tendo como inspiração o caracol. Além das suas obras, também colecciona obras de vários artistas, nacionais e internacionais, pela diversidade de técnicas utilizadas, fazendo parte das suas exposições e também divulgando os artistas.
Num futuro próximo, pretende dar sequência à revista "Caracol Fanzine", realizar mais exposições e encontrar novos caracóis. Mantendo o gosto de percorrer feiras de artesanato e antiguidades sempre a procura de mais um elemento.
Considera ainda a possibilidade de possuir um espaço permanente para expor toda a sua colecção.
O caracol é um molusco, terrestre, respira através de um pulmão, hermafrodita, existindo várias espécies de diferentes tamanhos, formas e cores de concha variadas.
13.07.07
Repórter: Ernesto coelho Silva
Cedido por: http://www.editonweb.com
No comments:
Post a Comment