Artesanato: RASSSA


Caracol Fanzine: Qual o significado de RASSSA ?

Rasssa: O significado de RASSSA é o facto de todas as peças serem únicas e originais, provocando em quem as vê uma vontade de as adquirir. O nome surgiu devido à nossa personalidade, minha e do meu marido.

C F: Há quanto tempo trabalhas como designer / artesã? Tens formação na area? Qual?

R: Trabalho como artesã há 12 anos. A minha formação na área do artesanato iniciou-se desde que fui tentar tirar um curso de belas artes e cheguei à conclusão de que não era aquilo que eu queria, eu gosto de criar, de oficinas, o que naquela altura não existia. Como tal, fui tirando uns cursos de artes decorativas, desde o trabalhar o estanho, o fusing, pintura em tecido, etc. Só mais tarde conheci o Cearte e iniciei o curso de azulejaria, depois o de técnica de ilustração, e o de joalharia em vidro, o qual tem mais a ver com o que eu fazia. Neste momento estou a tirar o de joalharia no Cindor, em Gondomar.

C F: Que tipo de artigos tens para venda?

R: Os artigos que tenho para venda vão desde os pendentes, anéis, alfinetes, brincos, porta-chaves, ganchos para o cabelo e alguns trabalhos para adorno.

C F: Como surgiu a ideia do caracol em vidro?

R: Dá-me muito prazer fazer coisas diferentes, daí ter surgido a ideia de realizar um caracol em vidro, a verdade é que foi um êxito. A ideia surgiu-me no dia em que desfolhava um livro do meu filho e vi alguns desenhos de animais, entre eles o caracol.

C F: Onde podemos encomendar?

R: Podem encomendar no site www.rasssa.com, pelo telefone da área comercial, Paulo Duarte - 912704477.

C F: Costumam fazer exposições em feiras de artesanato? Quais são as vantagens?

R: Este ano só fiz as feiras de artesanato de Gondomar e da praia da Granja, S. Félix da Marinha, pois como estou no curso de joalharia não me sobra tempo. Em Setembro entre os dias 17 e 22 vou fazer uma exposição na galaria da junta de freguesia de Espinho. As vantagens das feiras são o mostrar ao público os nossos trabalhos, dar a conhecer o que fazemos.

C F: Onde é que realizas os teus trabalhos?

R: Neste momento realizo os meus trabalhos em casa, num pequeno atelier.

C F: Quais os vossos planos para o futuro?

R: Os nossos planos para o futuro são ter o nosso atelier, onde para além de expôr os trabalhos e vendê-los, daria também workshops para que o público também aprendesse algo de diferente.

No comments: